Alguma pessoas devem estar a se perguntarem o porquê de eu postar sobre a qualidade dos Orixás, já que na Umbanda, não se trata da qualidade de cada um, mas do Orixá como um todo.
Aprendi com minha zeladora, que Orixá não esta monopolizado, e por isso, alguma pessoas confundem as estações, dizendo que este ou aquele Orixá, não pertence ao culto Umbandista.
Acredito que Orixá e Orixá, em qualquer tempo e em qualquer espaço, pois são forças da natureza, o que difere é que cada casa espiritual, possui sua doutrina, e cabe aos médiuns se adequarem ás normas .O que não quer dizer, que Orixás " ditos " de Nações ou da dita " Umbanda Traçada " não venham a se manifestar em terreiros de Umbanda, o que pode ocorrer, é a diferença na manifestação dos falangeiros. Frequento terreiros de Umbanda há mais de quinze anos, e já frequentei Barracões de Nação Ketu e Jeju, como também já frequentei Umbanda traçada com Ketu. É óbvio que existem diferenças, pois cada um possuem seus ritos.
O que devemos fazer como médiuns é estudar sobre a religião para que não possamos fazer confusões e fazer falsos julgamentos das religiões afro-descendente, pois todas partem de um só fundamento, que é o culto aos Orixás.
Amo os Orixás!
E acredito que devemos nos unir num só ideal, que é o de lutarmos contra a Discriminação Religiosa que ainda hoje sentimos na pele.E deixar o resto por conta da espiritualidade, pois eles se entendem e se fazem entender...
E viva todos os Orixás!
Olá, irmão!
ResponderExcluirMuito apropriado e oportuno a sua abordagem deste assunto. Concordo com o que você disse, pois penso parecido.
Parabens, e que Pai Oxaguiã nos abençoe a todos!